Trote da Cidadania 2011

Conheça algumas boas práticas participantes da edição 2011 do Trote da cidadania:
 

Projeto: Deleite Day
Vencedor 2011 da categoria Ensino Técnico, subcategoria Ação

ETEC Fernando Prestes - Sorocaba (SP)

O projeto busca envolver os alunos de escola em atividades de ética e cidadania. Para isso, deverão arrecadar um litro de leite longa vida por aluno - por isso o projeto chama-se Deleite Day: a alegria de poder ajudar na construção de uma sociedade mais digna e justa. O objetivo é atender entidades assistênciais de Sorocaba de maneira regular, pelo período de um ano, sempre no recebimento dos alunos novos. A ação será feita pelos veteranos e calouros de maneira integrada, juntamente com gincanas e atividades esportivas, com o intuito de unir alunos calouros e veteranos.

Contato

Paulo Sérgio Germano - paulo.germano@etec.sp.gov.br

 

Projeto: Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente
Vencedor 2011 da categoria Ensino Superior, subcategoria Ação

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas (SP)

O projeto promove o consumo consciente na comunidade academia e utiliza o Trote da Cidadania como forma de conscientizar os novos alunos. Para alcançar seus objetivos, organizam diversas atividades como oficina de compostagem e aproveitamento total dos alimentos, visita a cooperativas de reciclagem e projeto no CEASA que redistribui alimentos que estão em condições de consumo mas não tem valor de mercado. Organizaram também oficinas de jogos cooperativos, danças circulares e contaram com a oficina dos Hospitalhaços. Essas ferramentas foram aproveitadas nas visitas as instituições quando calouros e veteranos multiplicaram os conceitos aprendidos as futuras gerações por meio de atividades lúdicas e criativas. Os participantes também participaram do plantio de mudas frutíferas, hortas e construção de brinquedos a partir de material reciclável.

Contato

André Caetano Prado - andre.caetano.prado@gmail.com

 

Outros projetos que merecem destaque:
 

Projeto: IV GinCASSIS

Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - São José dos Campos (SP)
Finalista 2011 da categoria Ensino Superior, subcategoria Ação

A IV GinCASSIS é o Trote Solidário dos novos alunos do ITA em forma de gincana, que é constituído de seis etapas que conta com a participação de 100% dos calouros. O objetivo principal foi conscientizar e sensibilizar os calouros quanto às ações sociais que geram benefícios à sociedade por meio de atividades de mobilização, palestras e competição. Seguindo esse rumo, foram elaboradas etapas diversificadas para se trabalhar e abranger os vários aspectos da solidariedade e ação social, de maneira a inspirar jovens e criar agentes de mudança. Em resumo, as etapas foram: 1) Palestra e dinâmica com o professor Ademar Bueno da FGV e outro palestrante sobre sustentabilidade, responsabilidade socioempresarial e a importância de empreender socialmente, dando início à gincana com um intuito motivacional; 2) Caça ao tesouro para instigar espírito de equipe e animação, definindo a divisão. Competição entre as equipes que consistiu em seguir pistas espalhadas pelo CTA (Campus); 3) Conscientização sobre coleta seletiva e sustentabilidade. Contou também com a apresentação da CASSIS (Comissão de Ação Social do ITA) e uma dinâmica sobre os assuntos abordados. 4) Arrecadação de doações pela Área Residencial do CTA; 5) Cadastro de doadores de medula óssea, no qual se contou com a presença da primeira doadora de medula do Brasil; 6) Mutirão de limpeza e pintura na Casa de Assis, abrigo de moradores de rua.

Contato

Marcus Gualberto Ganter de Moura - gualbertodemoura@gmail.com

 

Projeto: Mutirão CEFET Solidário à Região Serrana - Programa Turma Cidadã

Centro Federal de Educação Tecnológico Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) - Rio de Janeiro (RJ)
Finalista 2011 da categoria Ensino Técnico, subcategoria Ação

O Programa Turma Cidadã - CEFET/RJ elaborou o Projeto Mutirão CEFET Solidário à Região Serrana - PMCS com o objetivo de atender às demandas da Região Serrana em projetos a serem executados a médio e longo prazos, considerando a dimensão da tragédia climática, ocorrida em janeiro de 2011, registrada como a maior, desta natureza, ocorrida no Brasil e entre as onze maiores da história da humanidade, segundo a ONU. Desta forma, elegeu mobilizar toda a comunidade CEFET e, em especial, com o engajamento do calouro, numa proposta de trote solidário, oportunidade singular para a internalização do conceito de responsabilidade social, pessoal e ambiental. O PMCS contempla a participação de veteranos do Curso Técnico, como apoiadores aos calouros a fim de que estes desenvolvam tarefas diversificadas que, numa primeira fase, tem como objetivo principal a geração de idéias criativas que, posteriormente, serão analisadas por uma equipe transdisciplinar de professores e de alunos, para viabilizá-las em projetos elaborados pelas coordenações dos Cursos Técnicos oferecidos pelo CEFET: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Administração, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Turismo, Metereologia. O mesmo Projeto está sendo desenvolvido no nível de graduação, com vistas a uma maior integração dos Cursos, ainda que com atividades niveladas.

Contato

Silvino Carlos Figueira Netto - scfnetto@gmail.com

 

Projeto: Trote Sustentável FGV - 2011

Fundação Getulio Vargas (FGV) - São Paulo (SP)
Finalista 2011 da categoria Ensino Superior, subcategoria Ação

O Trote Sustentável da FGV do início de 2011 foi realizado em dois momentos: no dia 11 de fevereiro ocorreu o Trote Sustentável direcionado aos calouros dos cursos de Administração e Direito e no dia 15 de fevereiro ocorreu o trote do curso de Economia. O Trote contou com a participação de diversos atores. A realização ficou sob a responsabilidade da entidade estudantil Conexão Social FGV em conjunto com o Diretório Acadêmico da Fundação (DAGV) e com o Centro de Cooperação GV. Diversas atividades foram executadas pelos calouros. São elas: varrição das ruas dos arredores da faculdade, coleta de óleo pelo bairro, pedágio “invertido” e atividades com as crianças da ONG Novolhar. As atividades de varrição foram divididas em diferentes grupos (cada grupo se responsabilizou pela limpeza de uma rua) e contaram com a participação de garis da Prefeitura, que acompanharam e instruíram os alunos ao longo da manhã. O óleo coletado durante as atividades foi destinado à cooperativa de catadores Cooperglicério, que utiliza este material para a produção de sabão. O pedágio invertido consistiu da entrega de mudas de árvores e de flores pelos calouros nos semáforos da região da Praça 14 Bis. Por fim, as atividades na ONG Novolhar ocorreram somente durante o trote de Economia e consistiram na realização de gincanas com materias recicláveis envolvendos calouros e as crianças que frequentam a ONG. O ponto de encontro foi um espaço comunitário do bairro, o Recanto do Pedrinho.

Contato

Felipe Carvalho Da Silva Bergamini - felipecsbergamini@gmail.com


Projeto: 1º Trote Solidário Direito UFMS

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campo Grande (MS)

Iniciativa do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias (CAJEF), busca substituir a tradicional recepção aos calouros por uma ação de cunho social. Para isso coloca em contato os futuros operadores do Direito e as crianças da instituição Casa Peniel. A ação visa principalmente sensibilizá-los para uma realidade dura e latente que deverão combater após formados. É uma tentativa de mostrar que a humilhação e maus tratos são males sociais de grande impacto negativo ao ser humano. Ao mesmo tempo, é uma maneira de dar às crianças um verdadeiro presente em forma de brincadeiras divertidas, esportes, cultura, e, principalmente atenção. Essa interação com pessoas alheias à entidade mostra-lhes que elas não foram esquecidas pela sociedade. Transformar a alegria da aprovação no vestibular em sorriso de uma criança é certamente a melhor forma de agradecer à sociedade pelo ensino público e gratuito. Também é uma forma de difundir o trabalho da Casa Peniel, cujo sustento depende de donativos. Por fim, essa interação Universidade/sociedade só tem a contribuir para ambos os lados, proporcionando uma formação acadêmica focada na consciência e responsabilidade social.

Contato

Renan Dávalos Vilalba - renan_vilalba@hotmail.com

 

Projeto: Arquitetando Sonhos 2011

Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá (PR)

Realizado desde 2003 por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM, o trote solidário é feito em prol de alguma comunidade carente de Maringá ou região, contando majoritariamente com a mão-de-obra de oitenta estudantes, e também de funcionários da UEM (pintores, pedreiros, jardineiros, etc), entre outros. Neste ano, a ação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Volpato, em Sarandi (PR), que teve calhas instaldas, muros reformados e que ganhou um pintura nova.

Contato

Vinícius Balbino Pereira - v_balbino@yahoo.com.br

 

Projeto: Chega de Acidentes

Instituto Metropolitano de Ensino Superior (UNIVAÇO) - Ipatinga (MG)
 

Proposto pelos acadêmicos da 2ª fase do Curso de Medicina, o trote tem como objetivo praticar a medicina preventiva por meio da conscientização sobre o perigo no trânsito. Alunos da 2ª fase elaboraram um vídeo documentário que foi apresentado pelos calouros aos jovens estudantes. Público beneficiado: Jovens estudantes das escolas de ensino médio da região do Vale do Aço - MG. O número aproximado de jovens que participaram da campanha assistindo o vídeo documentário diretamente na escola foi de 3000 alunos. O vídeo está acessível na internet (www.youtube.com.br/user/famevaco).

Contato

Flávia Moreno Santos - psicologia@famevaco.br

 

Projeto: Dê ASA ao Voluntariado

Faculdade ASA de Brumadinho - Brumadinho (MG)
 

Projeto/programa criado no Trote da Cidadania, no ano de 2010, com o objetivo de organizar as ações sociais, por meio do Núcleo de Voluntários ASA. Em 2011 o projeto está sendo desenvolvido no Trabalho Integrado de Administração, sob a coordenação do Prof. Breno Lagares Borges e na disciplina de Laboratório com a Comunidade, do curso de Direito. O Trabalho Integrado envolve todas as disciplinas do 1º período do curso, e os professores devem apoiar os alunos na realização de ações sociais. Já a disciplina de Laboratório de Pesquisa de Interesse Comunitário tem como foco ações sociais. A proposta consiste em dividir os alunos do 1º período de ADM e 3º de Direito em grupos que deverão criar projetos e ações embasadas nos Objetivos do Milênio e envolver toda a comunidade acadêmica e local, contribuindo assim para a sustentabilidade, fortalecendo e estimulando o compromisso social da instituição com a comunidade local. Neste ano, os alunos tiveram que elaborar um projeto no formato do Trote, executar as ações e elaborar um referencial teórico sobre Voluntariado, estimulando a produção científica sobre Voluntariado.

Contato

Breno Lagares Borges - lagaresrp@yahoo.com.br

 

Projeto: Semana de Recepção ao Calouro - Quebrando Paradigmas do Trote de Medicina

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus (BA)
 

Projeto com o objetivo integrar calouros, veteranos e funcionários da universidade por meio de atividades de cunho social. Os calouros foram incentivados a elaborar atividades recreativas em um abrigo de idosos e em um hospital pediátrico, bem como uma campanha de combate à dengue na comunidade situada no entorno da universidade. Durante as atividades cada calouro foi acompanhado por um veterano, que esteve ao seu lado para auxiliá-lo no cumprimento das mesmas.

Contato

Rafael Cerqueira Campos Luna - rafaelcamposluna@gmail.com

 

Projeto: reciCLAlouro

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR)
 

A fim de conscientizar os calouros sobre a destinação correta do lixo para reciclagem, a ECOS Empresa Júnior de Biologia desenvolveu a atividade na Unidade de Conservação ''Mata Viva'', localizada no campus Politécnico da UFPR. Tal ação consistiu na coleta e triagem, pelos calouros, de resíduos inertes e não inertes encontrados na mata. Foi coletado um total de 94,55Kg de resíduos, sendo estes divididos em papel, plástico, vidro, metal, borracha e não-reciclável. A atividade proporcionou benefícios diretos e indiretos à comunidade, bem como diretamente aos participantes, organizadores e ao meio ambiente.

Contato

Suellen do Socorro Giovanoni - sgiovanoni@yahoo.com.br

 

Projeto: Sentinelas da Água - De Olho no Desperdício

Faculdade Fabavi Doctum Vitório - Vitória (ES)
 

Em função do desleixo atual no relacionamento com a água e de problemas que poderão surgir no médio e longo prazo, os membros associados da Empresa Júnior da Faculdade Fabavi Doctum Vitória constataram uma real necessidade de mobilização para a elaboração de um plano de ação para conscientizar a população local sobre a gravidade do problema e também propor ações práticas e imediatas visando minimizar este quadro de desperdiço de água. Usando a água de forma consciente, a sociedade colabora com o meio ambiente e reduz os gastos da sua casa. Assim, economizar água e bom para o bolso da população e também para a natureza.

Contato

Paulo Cezar Ribeiro - pcfabavi@yahoo.com.br

 

 

Projeto: Trote Solidário 2011 PET Arquitetura

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campinas (SP)
 

O Trote Solidário é uma atividade tradicional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e tem alcançado êxito no combate à violência e ao desrespeito comuns nos trotes tradicionais. No Trote Solidário de 2011 o Grupo PET Arquitetura foi o responsável por sua organização. O PET-Programa de Ensino Tutorial do Ministério da Educação é formado por grupos de alunos de cursos de graduação com tutoria de um docente para desenvolver projetos que envolvam ensino, pesquisa e extensão. A ação foi realizada na Escola Estadual Álvaro Cotomacci, na periferia de Campinas, compreendendo várias iniciativas: ação de requalificação do espaço físico da escola (oficina de grafite do muro externo), workshop com tema da sustentabilidade que reaproveitou materiais descartáveis (construção de pufs), qualificação do espaço de leitura da biblioteca da escola (cadastramento dos livros e pintura da sala de leitura), palestras para os alunos da escola pública que abordaram questões ambientais, profissionais e sociais. A atividade contou com alunos do curso de Arquitetura, calouros e veteranos, orientados pelo tutor do PET Arquitetura e de artistas gráficos voluntários, alunos e professores da escola receptora e também contou com a colaboração dos grupos PET Biologia e Enfermagem da PUC Campinas.

Contato

Aline Ribeiro Balazina - linebalazina@gmail.com

Realização:
Apoio:
Apoio de Mobilização: